Pesquisar

Conheça os Tipos e as Principais Aplicações das Esteiras Porta Cabos

Esteira Porta Cabos Metálica

Compartilhe isso!

As esteiras porta cabos possuem diversos modelos/séries e acessórios, cada modelo/série tem suas aplicações adequadas. Você saberia distinguir essas diferenças?

Precisamos destacar que, atualmente, o uso das esteiras porta cabos é imprescindível em vários segmentos. Elas servem para proteger cabos e mangueiras durante as movimentações que os equipamentos fazem na realização de cada trabalho.

Como são muitas particularidades envolvidas nas esteiras porta cabos, é válido compreender sua aplicação e cada modelo de esteira porta cabos, para facilitar as atividades da sua aplicação. Mas não se preocupe, caso precise, a Porta’ Cabos® conta com uma equipe especializada que oferece serviços de suporte técnico.

Organizamos este material para que você conheça os tipos e as principais aplicações das esteiras porta cabos, além de entender a importância que a temperatura exerce no trabalho de cada esteira porta cabos.


Os tipos e as aplicações das esteiras porta cabos

Existem dois tipos de esteiras porta cabos mais utilizados no mercado: as plásticas, para ambientes menos agressivos, e as metálicas, para ambientes severos. Há também as esteiras porta cabos híbridas e esteiras porta cabos 3D.

Confira também: O que São e Para que Servem as Esteiras Porta Cabos?

Consideramos importante destacar que as esteiras porta cabos podem ser instaladas em diversas aplicações e equipamentos e não se limitam apenas às máquinas industriais.


A relevância da temperatura no trabalho das esteiras porta cabos

A Porta Cabos® dispõe de uma linha completa de esteiras porta cabos e desenvolve produtos diferenciados para aplicações em condições ambientais mais severas, como alta e baixa temperatura.

As esteiras metálicas podem trabalhar em ambientes com tem

peraturas elevadas de até +500°C. As esteiras de nylon, por sua vez, conseguem operar em ambi

entes de até -40°C.


Esteira porta cabos para baixas temperaturas

As esteiras porta cabos para baixa temperatura são fabricadas em polímero de alto desempenho e resistentes a temperaturas de +100°C até -40°C.

São desenvolvidas para atender aplicações em câmaras frigoríficas, túneis de congelamento, indústrias alimentícias e farmacêuticas em geral. Estão disponíveis em variadas larguras e raios de curvatura, permitindo a adequação perfeita para cada projeto.


Esteiras porta cabos metálicas para altas temperaturas

Em condições ambientais com altas temperaturas, as esteiras metálicas são as mais indicadas. Fabricadas em aço carbono estrutural zincado ou em aço inox, podem ser empregadas em ambientes com temperaturas de até +500°C.

São muito utilizadas em usinas siderúrgicas, mineradoras, áreas com muita incidência de cavacos quentes, respingos de solda, dentre outros. As esteiras metálicas garantem a movimentação segura dos condutores instalados por milhares de ciclos.


Os principais modelos de esteiras porta cabos

Listamos abaixo os principais modelos das esteiras porta cabos, relacionando com os modelos que nós, da Porta Cabos®, temos à disposição.


Esteiras Porta Cabos Plásticas

Série Tubo

Proporciona excelente proteção aos cabos e mangueiras instalados contra cavacos quentes, faíscas, sujeira e outros, principalmente em condições ambientais desfavoráveis.

Possui como acessórios os pentes para cabos e mangueiras, sapatas deslizantes, separadores verticais, calha guia e o rolo de apoio.

Série Básica

  • Travessas removíveis que facilitam a manutenção e a inserção de cabos e mangueiras;
  • Sapatas deslizantes integradas (disponível no modelo B062,5);
  • Terminais metálicos bipartidos com a opção de terminais com pentes integrados para a fixação de cabos e mangueiras;
  • Os acessórios são: separadores verticais, calha guia e rolo de apoio;

Série Unibloc

  • Esteira sem abertura que oferece maior resistência mecânica em aplicações autoportantes;
  • Excelente custo-benefício;
  • Terminais metálicos bipartidos com a opção de terminais com pentes integrados para fixação de cabos e mangueiras;
  • Os acessórios são: separadores verticais, calha guia e rolo de apoio;

Série Kombinata Híbrida

  • Confiável e robusta para aplicações leves, médias e pesadas;
  • Máxima resistência para aplicações autoportantes;
  • Maior vida útil para longos percursos;
  • Opções de travessas ou tampas com larguras a cada 1 mm;
  • Possibilidade de rápida abertura por ambos os lados.
  • Os acessórios são: pentes para cabos e mangueiras, sapatas deslizantes, proteção com aço mola, calha guia e rolo de apoio;
  • Trabalha em até -40°C e em até +100°C.

Série Spina 3D

  • Desenvolvidas para a proteção de condutores em movimentos tridimensionais (3D);
  • Formadas por elos injetados em polímero de alta resistência montados ao longo de um cabo de aço;
  • Sua estrutura garante que os esforços decorrentes das movimentações sejam absorvidos pela esteira e não pelos condutores, aumentando a vida útil desses últimos;
  • Seu design diferenciado permite fácil inserção e manutenção dos condutores;
  • Os acessórios são: protetores contra impacto ou abrasão, placa giratória, mola helicoidal, pentes para cabos e mangueiras e manta térmica contra faíscas e respingos de solda.

Esteiras Porta Cabos Metálicas

  • Resistência e durabilidade garantidas em aplicações severas, desenvolvidas especificamente para cada situação;
  • Diversas opções de travessas ou tampas com larguras a cada 1mm;
  • Os acessórios são: pentes para cabos e mangueiras, sapatas deslizantes, rolo de apoio, calha guia e proteção aço mola;

Considerações sobre o assunto

Conhecendo os detalhes sobre os modelos/séries, as principais aplicações e a relevância da temperatura para as esteiras porta cabos, é possível compreender que cada uma delas é destinada a determinada função e que isso deve ser rigorosamente respeitado.

Comprar uma esteira porta cabos plástica quando na verdade a melhor opção é a esteira porta cabos metálica e vice-versa é algo prejudicial. Procure um especialista técnico da Porta Cabos® e pesquise sobre os modelos de esteiras disponíveis.

Se você gostou do conteúdo, deixe um comentário para a gente aqui embaixo com a sua opinião e compartilhe este artigo. Além disso, acesse o nosso blog para conferir outros materiais que preparamos.

Já leu essas matérias?

Rolar para cima