Pesquisar

O que São e Para que Servem as Esteiras Porta Cabos?

Esteira Porta Cabos de plástico

Compartilhe isso!

Esteiras porta cabos têm se tornado comuns e imprescindíveis nos trabalhos diários da automação industrial. Mesmo com novas tecnologias em constante desenvolvimento, os cabos e mangueiras exercem papel fundamental, mas precisam de proteção adequada quando trabalham em movimentação. 

Como os cabos e mangueiras seguem os movimentos das máquinas das quais pertencem, correm o risco de sofrerem danos e necessitam ser preservados. É aí que entram as esteiras porta cabos, a fim de garantir mais proteção em todo esse processo.

Tendo isso em vista, é válido compreender as funções das esteiras porta cabos para saber como lidar com elas da melhor maneira.

Preparamos este material detalhado para que você entenda o que são e para que servem as esteiras porta cabos. Confira.

O que são as esteiras porta cabos?

As esteiras porta cabos são uma solução para proteção na movimentação de cabos e mangueiras.

Um detalhe importante em relação às esteiras porta cabos é que elas precisam, necessariamente, cumprir o objetivo para o qual foram fabricadas. Seja uma distância curta ou de vários metros, o fato é que as esteiras devem acompanhar os movimentos previstos em determinada ação, sem atrapalhar e nem impedir a plena execução de cada trabalho.

Existem alguns modelos de esteira porta cabos disponíveis no mercado:

– Metálica: tem, por padrão, sua estrutura das correntes laterais formada por elos duplos, fabricados em aço estrutural zincado ou inoxidável. É montada com travessas em alumínio, que permitem larguras milimetricamente ajustáveis e possui resistência e durabilidade asseguradas em aplicações severas. Desenvolvidas especificamente para situações com grandes pesos envolvidos.

– Plástica: possui elos injetados em nylon reforçado com fibra de vidro e alças fixas ou removíveis, que facilitam a inserção e manutenção dos cabos e mangueiras. Seu design robusto garante o funcionamento em altas velocidades, permitindo a agilidade e a resistência para aplicações em ambientes menos agressivos. Disponíveis em diversos modelos e tamanhos.

– Híbrida/Mista: combinam os elos injetados em nylon reforçado com fibra de vidro, com as travessas metálicas em alumínio, que permitem larguras milimetricamente ajustáveis. Além da versatilidade, este conjunto confere resistência em longos percursos e altas velocidades. Geralmente, conta com acessórios como separadores, pentes para fixação dos condutores, calhas-guia e sapatas deslizantes.

As esteiras porta cabos podem ser aplicadas na indústria de máquinas em geral, robótica, automação industrial, movimentação de materiais, moveleira, óleo e gás, tratamento de efluentes, mineração, siderurgia, dentre outras áreas.

Você precisa ler: Esteiras Porta Cabos Metálicas, a solução para a movimentação segura de condutores em ambientes adversos

Para que servem as esteiras porta cabos?

As esteiras porta cabos servem para proteger e organizar os cabos e mangueiras durante as movimentações.

Cabos e mangueiras que trabalham em movimento estão sempre indo de um ponto específico até outro, ou seja, não permanecem estáticos. Quando trabalham sem a esteira porta cabos, vários danos podem ser causados tanto aos cabos e mangueiras, quanto às máquinas/equipamentos.

Um exemplo disso é o desgaste que a movimentação da máquina/equipamento pode gerar nos cabos e mangueiras e o entrelaçamento deles de uma maneira desorganizada, sendo necessário realizar uma, ou mais, manutenções de emergência.

Já pensou se acontece algum estrago com os cabos e mangueiras durante a movimentação de uma máquina? Seria um verdadeiro pesadelo, não é mesmo? Todas as atividades teriam um atraso considerável e levaria um bom tempo com a manutenção.

É por essa razão que devem considerar a instalação de esteiras porta cabos em todos* os equipamentos que trabalham com cabos e mangueiras em movimentação.

*Toda aplicação/equipamento precisa ser avaliada por técnicos especializados.

Escolhendo as melhores esteiras porta cabos do mercado

Agora que você entende mais sobre as esteiras porta cabos, é importante ter a certeza de que conta com as melhores esteiras do mercado na sua empresa.

Para isso, recomendamos que você se certifique de que as opções do mercado sejam oferecidas por empresas sérias e reconhecidas pelo trabalho eficiente neste meio. Afinal de contas, o ideal é obter produtos que tenham eficácia comprovada feitos por quem é referência no assunto.

Também é preciso prestar atenção às necessidades de cada máquina, projeto, equipamento e ambiente.

Nós, da Porta Cabos®, somos especialistas em esteiras porta cabos metálicas, plásticas, híbridas/mistas e carrinhos porta cabos e oferecemos serviços que proporcionam operações seguras e garantidas.

Fundada em 2002 e desde então nos dedicamos a oferecer uma diversificada gama de produtos e de soluções de automação para proteção na movimentação de cabos e mangueiras. Além disso, nossa fabricação é própria e 100% nacional.

Clique aqui para conhecer mais sobre todos os nossos produtos.

Conclusão

Como pudemos ver, as esteiras porta cabos são imprescindíveis ao funcionamento preciso de máquinas da automação industrial. Sem elas, se corre muito risco desnecessário na execução dos mais variados trabalhos.

Outro fator importante é que os materiais de fabricação de cada esteira porta cabos são indicados para um determinado trabalho, devendo respeitar as orientações do fabricante para não proporcionar uma situação de risco.

Portanto, acrescente as esteiras porta cabos mais indicadas nas suas máquinas e tenha mais tranquilidade, sabendo que a produção estará satisfatória e mais segura.

Este conteúdo foi útil para você? Então não deixe de conferir o nosso blog para ter acesso a mais artigos com soluções de automação para proteção na movimentação de cabos e mangueiras.

 

Já leu essas matérias?

Evento

NOVIDADE: Estande Interativo Virtual da Porta Cabos

No compromisso de sempre desenvolver e proporcionar inovações aos seus clientes, a Porta Cabos anuncia mais uma novidade: o estande interativo virtual, uma versão digital